Ilha Solteira sedia penúltimo encontro do Ciclo de Debates em 2025

26/06/2025 – ILHA SOLTEIRA (SP) – Lideranças dos municípios jurisdicionados da região de Andradina participaram, na quinta-feira (26/6), em Ilha Solteira (SP), do penúltimo encontro da 29ª edição do Ciclo de Debates, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.
Realizado na Câmara dos Vereadores do Município, o evento contou com cerca de 230 pessoas, dentre elas, 14 Prefeitos, nove (9) Presidentes de Câmaras, além de Vereadores, gestores, servidores e representantes da sociedade civil, que tiraram dúvidas e receberam orientações sobre boas práticas administrativas e o uso adequado dos recursos públicos.
Assim como nos 18 encontros realizados pelo TCE, antes do evento, o Conselheiro-Presidente do TCESP, Roque Citadini, se reuniu com Prefeitos da região para tratar de demandas de interesse da população local.
Na abertura, participaram da mesa, além do Presidente do TCESP, Conselheiro Roque Citadini; o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho; o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Procurador-Chefe da Fazenda do Estado de São Paulo, Denis Dela Vedova Gomes; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; e a Diretora da Unidade Regional de Andradina (UR-15), Thaís Albani dos Santos.
Ainda compuseram a mesa, o Prefeito de Ilha Solteira, Rodrigo Batista Gonçalves; o Presidente da Câmara Municipal de Ilha Solteira, Alberto dos Santos Junior; a Prefeita de Auriflama, Katia Conceição Morita de Carvalho; e o Deputado Estadual, Itamar Borges.
“Hoje, o TCESP chegou ao penúltimo encontro em Ilha Solteira, bem na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. É muito importante que o Tribunal de Contas venha a esses municípios que estão distantes da capital. Embora, o TCE tenha as suas regionais próximas de todas as cidades, é importante que esses eventos pedagógicos e de discussão e de encontros com todos os Prefeitos da região também aconteçam em municípios de menor porte, pois são eles que, às vezes, enfrentam a maior parte dos problemas da administração pública”, destacou o Conselheiro-Presidente Roque Citadini.
“Procurem o Tribunal de Contas. Estamos aqui, longe de São Paulo, primeiro para conhecer e rever os Prefeitos e os amigos e, segundo, para chamar a atenção de que vocês (Prefeitos) se organizem e reivindiquem. Os problemas são os mesmos e as soluções virão com uma articulação coletiva”, ressaltou o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho.
“A gestão é o que nos desafia. Administrar requer capacidade técnica. Muitas vezes, municípios diminutos, de pequena população, não conseguem atrair tantos e quantos técnicos são necessários para fazer a boa gestão”, disse o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli. “O TCESP está aqui hoje para cumprir o seu papel pedagógico e se aproximar da boa governança pública, pois esse é o desejo de todos nós, que a boa governança se instale nos nossos municípios”, completou o Conselheiro.
. Boas Práticas
Logo após a abertura, os trabalhos continuaram com as palestras do corpo técnico do TCESP que instruiu e debateu junto aos jurisdicionados temas como: o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Regime de Compras Públicas, Planejamento, ações fiscalizatórias da Corte, Controle Interno, Nova Lei de Licitações e assuntos pertinentes às Câmaras Municipais.
A mesa técnica teve a coordenação do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; e as participações dos Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF 1 e 2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola, respectivamente; da Diretora da Unidade Regional de Andradina (UR-15), Thaís Albani dos Santos; da Chefe Técnica da Fiscalização, Adriana Ribeiro de Assis (UR-1); dos Auditores de Controle Externo, Thiago Rodrigues dos Santos Pazinato (UR-1), Ana Claudia Oliveira de Mello (UR-15) e Marcella Magalhães de Deus (UR-15); e do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp) do TCESP, Marcos Portella Miguel.
. Ciclo
Após 19 encontros realizados nos municípios de Jaguariúna, Garça, Jaú, Tatuí, Votuporanga, Catanduva, Franca, Batatais, Ibitinga, Santa Gertrudes, Mogi das Cruzes, Pariquera-Açu, Praia Grande, Santo Antonio do Pinhal, Capão Bonito, São João da Boa Vista, Bastos, Pedrinhas Paulista e Ilha Solteira, a 29ª edição do Ciclo de Debates do TCESP encerrará na sexta-feira (27/6), às 10h00, em evento que será promovido, em Penápolis, nas dependências do Núcleo Acadêmico e Cultural da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), na Praça Doutor Carlos Sampaio, 170, no Centro.